Zazen/Respiração

Pergunta: Como fazer para deixar tudo de lado?

Resposta: Você deve ver o corpo e a mente como uma coisa só, por isso há o método de Zazen. Sentar naquela postura, controlar a respiração é muito importante. O Zazen é o barômetro da nossa saúde. Quando a pessoa senta e sente dores sempre no mesmo lugar, então este lugar, fígado, rins, pulmão etc., está com problema.

Depois vem o controle da respiração. A respiração está ligada à emoção diretamente. Quando a pessoa está triste chora; quando está com muita raiva, fica com a respiração ofegante. Sabendo controlar a respiração internamente, naturalmente consegue-se o estado da mente em paz.

Por exemplo, existe o método de Mu como mantra. Quando se expira, é utilizado este método. Geralmente a pessoa respira 17 ou 18 vezes por minuto. Mesmo que você não tenha experiência, se usar este método de Zazen. Imediatamente a quantidade de respirações baixa à metade ou menos ainda, sem esforço algum.

Eu vou mostrar. Alguém de vocês pode contar Muuuuuuuuuu (expira). Isto é uma expiração. Geralmente leva-se 10 segundos para expirar e 5 para inspirar. Quando se medita desta forma, respira-se cerca de 4 vezes por minuto, com isto aparece a onda alfa no cérebro. Isto é o estado tranqüilo, descansado, dessa forma pode-se ver o mundo tranqüilo e em paz.