Unsui

Pergunta: O que é unsui?

Resposta: Unsui quer dizer o monge, quer dizer “nuvens e água”, como Mestre Sawaki, que se chamava “Kodo sem lar”. É inútil ter títulos, é inútil ser orgulhoso, somente monge Zen, somente unsui, “nuvens e água”.

E, de repente, mestre Sawaki foi convidado para ser professor da Universidade. Ele não tinha título algum, mas mesmo assim ele foi convidado pelo diretor da Universidade, como professor de zazen para ensinar aos monges iniciantes. Perguntaram ao Ministro da Educação se podia ser feito. Ele disse: – “Oh! Mestre Kodo! Ele é excelente, é meu professor de zazen”.

Isso está além da hierarquia, das condições e dos limites. Sua força era fora do comum. No ano passado, eu visitei um grande templo na cidade de Nagasaki. Era um templo comparável àquele de um Senhor dos tempos antigos, muito grande, muito rico. Muitos jovens monges trabalhavam lá e, ainda que ninguém fizesse zazen, todos respeitavam Mestre Sawaki. Já é alguma coisa…

No ano passado um grupo de monges Soto visitou a Coréia. Esses monges vinham de Sho-bo-ji, o templo de Daichi Zenji, este mestre era muito conhecido, foi duas vezes à China. No decurso da viagem de Daichi Zenji à China, o barco se desviou para evitar um ciclone e foi à Coréia onde ficou durante alguns meses. Recebeu muita ajuda dos habitantes daquele país. Os monges japoneses em visita a este templo na Coréia foram muito bem recebidos graças à história de Daichi Zenji.

No fim da visita, um monge japonês perguntou ao mestre do templo, que era uma monja muito bonita, muito serena: “O que a senhora acha dos monges japoneses?” Muito calmamente essa monja respondeu: Os monges japoneses nada têm que se pareça à fé que nos faz praticar o zazen como uma questão de vida e morte. A energia do Zen está prestes a mudar: Zen vietnamita, Zen coreano, Zen japonês e também Zen francês. Praticar o Zen é decidir morrer por esta prática. Esta prática é a dor, inúmeras dúvidas, hesitações.