Restaurante Vegetariano

Pergunta: Eu tenho uma dúvida, mas não sei se pode me responder: tenho interesse em montar um restaurante. Sempre tive este interesse há muito tempo. Estou evitando aos poucos comer carne, mas se eu montar um restaurante, não irei matar muitos animais e isto não é proibido? Sei que, como vivemos no Brasil, a alimentação é baseada na carne e muitos não compartilham a filosofia da vida e de salvar vidas, mas e aí, o que fazer? Se tiver algum artigo que fale sobre isto ou uma opinião, poderia me avisar.

Resposta: Matar muitos animais não é proibido? Não, nesse mundo em geral não é, porque a alimentação é muito importante e muita gente vive disso. Do ponto de vista Budista, desde há muito tempo, no Japão, não matavam animais, não comiam animais com quatro patas, mas peixes sim. O peixe também é um animal. De qualquer modo não podemos sobreviver sem sacrificar as vidas dos outros, porque legumes e frutas também têm suas vidas.

Para montar restaurante, hoje em dia existe em todos países a opção dos restaurantes vegetarianos e, mesmo dentro de restaurante normal na Europa, sempre há um cardápio vegetariano, que não contém carne. Especialmente os macrobióticos, que não usam animais. Muita gente está freqüentando. Em Porto Alegre comem muito churrasco, mas lá também existem restaurantes vegetarianos, macrobióticos, muitos restaurantes, mais até do que em outros estados. Eu conheço também em Belo Horizonte um excelente restaurante vegetariano da linha macrobiótica. Pode visitar, pode estudar. Isso é uma questão de criação, porque nós temos carne vegetal, quer dizer, proteína à base de vegetais. Tofu, niuba, há muitas coisas para substituir a parte da carne.

A escola Zen tem tradicionalmente comida de mosteiro zen, vegetariano, Shojin-ryory, cozinha de Shojin, que não usa carne, é totalmente vegetariana. Mas muito requintada. Naturalmente dá muito trabalho, não sei se vale a pena comercialmente, mas é considerado muito sofisticado. Há livros sobre isso em japonês, mas em inglês somente um ou dois. Pode perguntar ao Marcos, ele pode indicar. E com isso pode criar seus cardápios, pratos próprios. Isso é uma especialidade, por que não? Essa é minha indicação, se realmente quer, mantenha contato e nós passamos.

Também existe a culinária Yakuzen, comida medicinal chinesa, aí usa carne e frutos do mar, etc. mas para manter saúde, curar doenças.

Mas, como já disse, no seu caso o mais indicado é o Shojin-ryory, cozinha de mosteiro zen. Existem livros em inglês.