Reencarnação

(Excerto de Teisho de Ryotan Tokuda Igarashi proferido durante o Sesshin de outubro de 2000 no Mosteiro de Eitai-Ji, França)

A reencarnação existe ou não? Muitas pessoas crêem que depois da morte o corpo desaparece, mas que o espírito perdura. Para o Budismo, o corpo e a mente não são separados. É muito importante compreender isso, senão nós reencarnaremos com a esperança de resolver nossos problemas de dualidade numa vida futura.

Mas, não sabemos se esta vida presente é a segunda ou a última – e ficamos aguardando a próxima. Dessa forma, nunca poderemos resolver nossos problemas. Se existe ou não uma vida futura, ninguém sabe. O Buda jamais respondeu a esse tipo de pergunta, ele manteve o silêncio-o silêncio metafísico.

Todos querem opinar sobre esses assuntos, acerca dos quais ninguém pode estar seguro. Por exemplo, quanto à criação do mundo: nada se sabe sobre isso. Buda mantinha silêncio quando lhe perguntavam sobre assuntos como a criação do mundo, a vida depois da morte, os limites do universo. Tais perguntas jamais receberam uma resposta.

De qualquer forma, são inúteis, não têm qualquer importância na prática de nossa vida cotidiana, aqui neste mundo. Em japonês, chama-se a isso muki, ou seja , algo que não tem uma “marca fixa”. O Buda mantinha o silêncio porque sabendo do sentido das perguntas, ele sabia que o único meio de responder a elas era o silêncio.

Certo dia, um monge-discípulo do Buda-veio lhe fazer uma pergunta desse tipo. O Buda disse, “Eu não vou responder”. O monge insistiu: “Se você não responder, eu vou embora desta sangha “.O Buda respondeu, “Pode ir embora”. Mas, mesmo assim, ele queria dar uma explicação e contou ao monge a seguinte história:

Ao caçar na montanha, um caçador foi atingido por uma flecha envenenada. Imediatamente, alguém quis extraí-la para lhe salvar a vida. Mas o caçador disse: – Não é uma questão de tirar a flecha! Primeiro eu desejo saber que tipo de veneno foi utilizado, o nome do veneno, o nome do tipo de madeira usado na confecção da flecha, que tipo de penas-e de que pássaro-foram empregados. Quero também saber o tipo de planta de onde se extraiu o veneno-o exato nome da planta-etc. Se vocês não souberem as respostas para minhas dúvidas, não poderão extrair a flecha. Dessa forma, o caçador acabou morrendo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

18 − six =