Qual Caminho

Pergunta: Como eu saberei que o Budismo é o que estou procurando?

Resposta: Independentemente de Budismo ou Cristianismo, a pessoa procura a verdade, onde se pode ficar em paz, e tranqüilo. Então, em primeiro lugar, tem que saber o que é o Budismo ou outras religiões. Hoje em dia, existem livros para tal. Então, estuda o ensinamento de Buda, depois pensa sobre isso, se existem razões, o que você está sentindo, se concorda ou não.

Pensando sobre esse ensinamento, depois se pode praticá-lo. O Budismo não é somente ensinamento, é também e principalmente a prática. Nossa escola Zen, consiste no zazen, isto é, a meditação. Isso não é fácil, mas com isso se pode ter certas experiências, não experiência como grande satori, iluminação, mas quando senta longo tempo, pode-se sentir certas coisas e com isso entender se é isso que estamos procurando ou não. Porque, ainda que lentamente, os resultados vêm. A meditação não é para isso, mas ficando tranqüilo, o corpo leve, não ficando zangado facilmente, aí certos pequenos resultados de se estar sentindo bem vêm, e então também vem a confiança, ou a conclusão se isso é bom ou não. Se concordar, então terá confiança para esse ensinamento, não precisará perguntar para os outros.

Hoje há muitos ensinamentos, não só Budismo, mas também outras religiões, e também dentro do Budismo tem muitas escolas, com certas características diferentes umas das outras. Leia, pense sobre isso e experimente esse ensinamento e seus resultados, aí terá confiança para esse ensinamento ou prática e poderá continuar. É sempre bom não somente ler livros, mas encontrar alguns mestres, perguntar ou ter resultados através de outros praticantes ou mestres.