O Zazen e o Sono

Pergunta: Queria saber se a prática tem efeito sobre o sono. Como o tempo o sono diminui, e acordamos muito mais cedo.

Resposta: Se o seu zazen é muito profundo, você dorme menos, mas mais profundamente. Em geral, dorme-se seis horas. Quando se entra no samadhi, a atividade fica muito próxima do sono profundo. Quando se entra profundamente na meditação, se pode facilmente adormecer.

Mas, por um lado, o sono também é um costume. Se sentarmos e fecharmos os olhos podemos facilmente adormecer. Precisa prestar atenção. No que nos toca, quase todos habitamos numa grande cidade, então chegamos no sesshin e brutalmente despertamos às 4:30 da manhã, existem pessoas que perdem o sono quando trocam de cama, o que favorece o sono no zazen.

Mas no meu caso, eu não me preocupo muito com o sono durante o zazen. Por duas razões: se estamos cansados, decidimos que durante o zazen dormiremos, e então dormimos, mas secretamente. E no zazen seguinte, não se dorme mais. A outra possibilidade: não nos ocupamos deste problema por que se dormimos o kyosaku vai chegar.

Nosso sesshin se compõe de oito zazen diários, não é muito. Mas quando nos levantamos às 2 da manhã se chega ao limite da capacidade física e há somente o espírito para nos levar adiante. Mas nesses estados, muitas coisas ocorrem, sonhos, alucinações, não sei mais o que, mas é muito interessante. Existem pessoas que combinam o uso de drogas com esses estados particulares, esses makyo (alucinações).