Intelecto

Pergunta: Por que o senhor disse que com o intelecto se pode chegar até a Lua?

Resposta: Intelecto é a sexta consciência, ainda tem limites. Com a consciência nós podemos juntar mais e mais os conhecimentos e até construir naves espaciais para ir até a Lua. A força do intelecto é uma força muito grande, mas a sexta consciência é limitada à inconsciência que estamos depositando. O que se pode modificar são as sétima e oitava consciências, o inconsciente.

Pergunta: Se você estuda o suficiente você pode ir até a Lua?

Resposta: Chegar até a Lua não interessa, o importante é que precisamos mudar não só o que estamos vendo, escutando, como também mudar internamente. O assunto não é este.

Pergunta: Através do intelecto como prática a pessoa pode despertar para esses níveis de consciência?

Resposta: Como eu já disse, o aprendizado tem que ser com o intelecto. Escutar, pensar e experimentar, mas o aprendizado é estudar não estudando, é desejar para não mais desejar. Por exemplo, se uma pessoa tem algum problema de estômago, sente a presença do estômago, procura o médico e começa a tomar remédio. Mas quando a pessoa está curada totalmente, ela não se lembra mais da presença do estômago. O nosso intelecto tem limites, mas mesmo assim os Budistas dão muita importância a ele. Por isto eu coloquei a importância do nosso intelecto, conseguir chegar até à Lua.