Dokusan

Pergunta: Dokusan (entrevista com o mestre) se faz essencialmente durante a segunda parte do zazen durante o sesshin (retiro de meditação)?

Resposta: Não. Na primeira parte senta-se em zazen; quando eu sinto o momento, eu me levanto e vocês ouvirão o sino que indica que o dokusan está pronto. Três pessoas se levantam e prosseguem para a entrevista. A pessoa que acabou volta ao dojo e se instala novamente em seu lugar. O importante para o mestre é saber quem é o último. É por isso que é importante que a última pessoa diga que o é. Em seguida, continuamos o zazen.

Eu lembro que somente aqueles que quiserem participam no dokusan. O dokusan também pode ser praticado no seio de uma família, a intenção é que, através disso, se pode ajudar, se pode influenciar. É interessante conhecer melhor os participantes. Às vezes se pode falar de coisas que nada têm a ver com o zen.

Para o tompai é necessário abrir o zagu, que trazemos conosco. Tom quer dizer “instantâneo” tompai quer dizer “prosternação rápida”.