Discípulos de Buda

Pergunta: Eu li que cada um dos grandes discípulos do Buda tinha um poder específico. No que toca Sariputra me parece que se dizia que ele tinha “o dom de impedir o nascimento da paixão nos outros (aranasamadhi)”.

Resposta: O Cristo tinha doze discípulos. Na história do budismo, se diz que o Buda tinha dez grandes discípulos. Cada um deles tinha uma característica – ou melhor, uma especialidade – que cada qual de nós pode também ter. Por exemplo, na nossa sangha, temos um grande tesoureiro, um grande secretário, um tenzo extraordinário (melhor do que um profissional). A especialidade de Sariputra era de compreender o vazio. Seu amigo e colega Aniruddha tinha a faculdade de compreender o espírito dos outros porque ele era cego. Dizia-se que ele tinha o “olho do céu”. Rahula, o filho do Buda, tinha como especialidade a prática de mitsugyo – prática secreta, discreta, sincera e não visível. Finalmente, quando da morte do Buda, havia quinhentos grandes arhats, e alguns deles eram muito inteligentes, outros muito idiotas a um tal ponto que não podiam sequer se lembrar do próprio nome, mas todos eles ganharam a iluminação. A especialidade de Mahakasyapa era zuta que quer dizer viver simplesmente: se vestir, comer, e se alojar simplesmente.
Pode-se estudar esta parte dedicada aos dez grandes discípulos do Buda mas houve também no budismo mulheres que foram grandes monjas.

Infelizmente nos dias de hoje os adeptos do budismo Mahayana criticam os adeptos do budismo Hinayana. O budismo Mahayana está hoje em dia completamente em ruínas, completamente quebrado.