Ascetismo

Pergunta: Para se chegar à perfeição temos que praticar o ascetismo?

Resposta: O treinamento Zen não é ascético. Por exemplo: se a corda do violão está muito tensa, quebra; se está muito relaxada não faz som. Isso é o Caminho do Meio. O Buda Shakyamuni fez vários tipos de treinamento ascético na sua época. Quando compreendeu que aquilo só iria levá-lo à exaustão e à morte, ele abandonou o treinamento ascético. Para chegar à compreensão completa, simplesmente relaxe todo o corpo e transforme o inconsciente totalmente, desde a consciência de Alaya até a consciência de Manas.

As pessoas pensaram por três vezes que o Buda tinha morrido com o treinamento ascético, mas ele não morreu. Um tipo de treinamento é parar a respiração até morrer, o ar sai pelo ouvido. As pessoas acreditavam que se conseguissem morrer desta forma, depois da morte elas nasceriam no paraíso, mas a primeira pergunta do Buda, que deu origem à sua procura, era por quê existe o sofrimento? O que é a extinção do sofrimento? Isso foi uma coisa que o treinamento ascético não respondeu.

Por essa razão, Buda escolheu a meditação e começou a meditar por conta própria. Dessa forma, o treinamento Budista não é ascético, é o Caminho do Meio e é normal, completamente normal, não é para ganhar poderes sobrenaturais. Como Mestre Dogen disse, o nariz está vertical, o olho está horizontal.